Estudo anual realizado pela Movieguide revela mudança no perfil do consumidor.
Qual é uma boa receita para um filme ter sucesso de bilheteria e de
vendas em DVD? Ao que parece, em 2011 ficou consolidada a força de
material com mensagens positivas e de fé, especialmente os cristãos.
De acordo com um estudo anual, realizado pelo grupo Movieguide, com
foco em entretenimento, em 2011, o público preferiu filmes com conteúdo
positivo e valores conservadores numa proporção quase seis vezes maior
que os filmes “liberais”.
O relatório com 760 páginas afirma que os filmes com uma tendência
conservadora e/ou patriótica como “Capitão América”, “Missão Impossível:
Protocolo Fantasma”, “Soul Surfer”,” Transformers: O Lado Escuro da Lua
“e “Batalha em Los Angeles” arrecadaram significativamente mais
dinheiro que filmes considerados liberais, como “Red State”,"Super
8",”J. Edgar”,”Glee” e “Tudo Pelo Poder”.
“As pessoas querem ver o bem vencer o mal, a justiça prevalecer sobre
a injustiça e a liberdade estar acima da tirania. Elas respondem melhor
a fortes heróis e heroínas e são se interessam mais tanto por histórias
sem um sentido definido”, disse Ted Baehr, coordenador do relatório da
Movieguide.
Ele explica que a empresa classifica os filmes de várias maneiras,
como, por exemplo, “conteúdo anticomunista”, “forte moralidade bíblica” e
“forte conteúdo pró-capitalista”.
O estudo também afirmou que os filmes com uma visão cristã mais forte arrecadaram mais nas bilheterias.
Filmes que possuíam um foco claramente redentor ou religioso, como
“Piratas do Caribe: Em Águas Misteriosas”, “Help” e “Tão Alto e Tão
Perto” tiveram mais sucesso nos cinemas nos últimos meses que aqueles
com uma perspectiva humanista ou até mesmo contrária aos valores
cristãos, incluindo “O Homem que não amava as mulheres”, "Se Beber não
case II" e “O Diário de um Jornalista”.
O relatório do Movieguide afirma que os filmes “positivos” ou
“cristãos” em média, deram um retorno na bilheteria quatro vezes maior.
No total foram 64,3 milhões dólares contra 15,9 milhões dos filmes
“liberais”.
“A maioria das pessoas tem alguma fé em particular e quando encontra
violência, uso de drogas, imoralidade sexual e que criticam os valores
tradicionais, sentem-se ofendidas de alguma forma”, disse Megan Basham,
editora do site de notícias cristão World Magazine. “Os filmes bem
produzidos que ofereçam o oposto vão agradar os frequentadores de
igreja”.
Além disso, os relatórios da Movieguide apontam que, entre os 25 DVDs
mais vendidos no ano passado, 52% tinham pelo menos um algum conteúdo
pró-cristão, enquanto apenas 8% eram claramente anticristãos.
Baehr também lembra que mais de 2,3 bilhões de pessoas no mundo se
identificam como cristãos, e Hollywood está finalmente começando a
perceber o quanto isso é importante.
“Quando começamos o Movieguide, em 1985, havia apenas um ou dois
filmes que possuíam um conteúdo explicitamente cristão ou que
enfatizavam valores positivos. Agora são produzidos mais de 50 por ano.
Cada estúdio tem até uma divisão para produzir material com valores
cristãos, e vários estúdios estão fazendo ótimos filmes com um forte
conteúdo cristão. Todos os grandes estúdios, não apenas os da Disney,
estão fazendo filmes pensando nos jovens, crianças e famílias”, salienta
Baehr.
Traduzido e adaptado de Christian Cinema
segunda-feira, 26 de março de 2012
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