quinta-feira, 29 de julho de 2010

DICA: Em homenagem ao Dia do Escritor, reunimos dicas para quem quer escrever

http://www.jurocomposto.com.br/up_imgs/art_100331134413_jurocomposto-ideia.jpg


Sempre colocamos aqui no nosso blog dicar para quem quer escrever melhor. Dessa vez, ao visitar o blog do site Estante Virtual me deparei com essas dicas em homenagem ao dia do escritor. Reproduzo na íntegra aqui a postagem de lá.

Tornar-se um escritor! Esse é o sonho de muitos amantes da literatura. Mas escrever envolve muito mais do que, apenas, vontade. Autores consagrados garantem que o trabalho é árduo e um dos maiores desafios é conquistar e envolver o leitor a partir da escrita. Próximo ao Dia do Escritor (25 de julho) além de parabenizá-los por seu trabalho, nosso objetivo é repassar suas dicas para quem deseja tornar-se um deles. Se escrever um livro também é o seu sonho, anote as dicas de quem entende do assunto. Lápis e papel na mão, seu primeiro livro pode começar aqui!

Nosso primeiro conselheiro é o renomado escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez. O texto original em espanhol pode ser lido na Biblioteca Digital Ciudad Seva.

. Uma coisa é uma história longa e outra é uma história alongada.
. O final de uma história deve ser escrito quando você ainda estiver na metade.
. O autor lembra mais facilmente como uma história termina do que como ela começa.
. É mais fácil atrair a atenção de um coelho que a de um leitor.
. É necessário começar com a intenção de que se escreverá a melhor coisa (jamais escrita) porque logo essa vontade diminui.
. Se você se aborrece escrevendo, o leitor se aborrece lendo.
. Não force o leitor a ler uma frase novamente para compreender seu sentido.

O mestre do suspense, Stephen King, também dá dicas na sua autobiografia On Writting – A Memoir of the Craft:

. Vá direto ao ponto. Não desperdice tempo do leitor com introduções longas.
. Escreva um rascunho e deixe descansando na gaveta por algum tempo. Só assim é possível se distanciar do texto para então editá-lo, fazer cortes e melhorias.
. Corte seu texto. Retire frases, capítulos, tudo o que for supérfluo para passar sua mensagem com mais clareza. Segundo Stephen King, 10% de corte do texto é uma boa média.
. Leia e escreva muito. Assim você tem inspiração para novos temas e aprende o que não deve fazer!
. Se as críticas surgirem, King afirma: não se prenda muito ao que os outros pensam ou você não fará seu trabalho. Sua escrita, provavelmente se tornará pior e menos divertida.

No Brasil, o escritor Flávio Carneiro também dá seu recado em uma entrevista exclusiva para a Estante Virtual. Ele nos conta que decidiu ser escritor por uma influência de seu pai: "Meu pai é um grande contador de histórias, desses contadores de causos que a gente não encontra mais. Quando vi já estava escrevendo contos também e alimentando o sonho de ser escritor", relembra o autor.

Para Carneiro, o maior desafio na vida de um escritor pode ser finalizar suas obras. "É sempre uma grande aventura, nem sempre com final feliz. Já abandonei algumas histórias no meio e isso é algo bastante difícil de fazer". A inspiração, ele busca em fatos da vida, sonhos e outros livros. "Os sebos são uma boa fonte de inspiração pelos livros em si e também pelas dedicatórias. É bom muito ler livros comprados em sebos com dedicatórias feitas à mão", revela o escritor.

Segundo o autor, o grande segredo de um escritor está na paciência! "É preciso ter paciência. Muita paciência. O processo de escrever um livro é demorado, exige dedicação e calma. É preciso reescrever muito mais do escrever. E seu texto só está pronto quando você puder olhar pra ele e dizer, com sinceridade: se esse texto fosse um livro, de outro autor, eu gostaria muito de lê-lo. Só então, é hora de se preocupar em publicar". Para quem encontra dificuldades para divulgar suas primeiras obras, ele dá a dica: "A Internet é o melhor caminho. Os sites de relacionamento e os blogs também". A participação em oficinas literárias e concursos, igualmente, rendem bons frutos. Segundo o autor, neles é possível ter contato com outros escritores, ver o que estão fazendo e dividir experiências.

Se você também tem suas dicas, não deixe de compartilhar comentando este post.


Fonte: estantevirtual.com.br

2 comentários:

Eclética disse...

Oláá... muito legal este post. As dicas são de grande ajuda a quem quer começar e a quem já escreve. A minha dica é: peça ajuda a Deus para que Ele te dê novas ideias, novas formas de olhar as coisas ao seu redor. Ele já me ajudou muito em meus livros, sem dúvida ajudará aqueles que pedem.

=)

Parabéns pelo blog.

Naasom André disse...

Oi, Eclética (Priscila?), fui em seu blog e observei seus três livros e os comentários que eles receberam. Queria saber se eles foram publicados ou são em forma de e-book. De qualquer forma gostaria de divulgá-los aqui no nosso blog, ok? Mande-me um e-mail e conversaremos. É sempre bom encontrar pessoas que escrevem.
Grande abraço.