sexta-feira, 7 de março de 2014

LIVROS/ DICA: Série Yuri, livros que mostram como era a realidade da Rússia Soviética

Curioso e sempre em busca de novidades para o blog, encontrei essa série, Yuri, de autoria da escritora Myrna Grant, que eu nunca tinha visto ou ouvido falar (tanto da série quanto da escritora). Os livros nos apresenta Yuri, um garoto da antiga Rússia Soviética no tempo em que ser cristão era muito perigoso, assim como hoje na China e muitos outros países. Os livros foram publicados pela Editora Betânia.  

Encontrei na internet quatro livros da série com as capas. Mostro-as abaixo juntamente com as sinopses. Se alguém já leu, tem algum livro dessa série e quiser acrescentar informações sobre o mesmo, deixe nos comentários (por exemplo o ano em que foi lançado ou a ordem dos livros, que não sei: dados interessantes).

À primeira vista, parece um pouco com a série "Aventuras Teen", da editora CPAD, mas logo se vê a diferença por ser história centradas em um personagem e a dificuldade de ser cristão em seu tempo.




Yuri e a Estrela de Davi 
Yuri Nazaroff fica conhecendo uma linda jovem, cuja família está sendo vigiada pela polícia e já foi interrogada algumas vezes. Júlia Devenko revela a Yuri que eles também crêem em Deus. Mas este vem a saber que nenhum dos crentes os conhece. E pouco depois, o rapazinho se vê envolvido num jogo de astúcias com a polícia. Mais uma vez, sua fé é provada, enquanto ele se expõe a grandes riscos para tentar auxiliar essa nova amiga.

Yuri e a Fuga Audaciosa 
Aqui está novamente Yuri Nazaroff vivendo uma nova aventura – tentando vencer a polícia secreta de Moscou, armado apenas de sua sagacidade, sua coragem e sua fé em Deus. Será que conseguirá libertar seu amigo Pyotr de um internato do governo, onde ele está sendo mantido prisioneiro? Será que encontrará um meio de conseguir que o pastor Kachenko, o pai de Pyotr, seja tirado da prisão e possa limpar seu nome das falsas acusações que pesam sobre ele? Veja como Deus usou a habilidade de Yuri como jogador de futebol para enfrentar essas dificuldades.

Yuri e o Delator
Por ser cristão, Yuri Nazaroff, um jovem russo, recusara-se a fazer parte das organizações comunistas para a juventude. Por causa disso, tinha poucos amigos. Seus colegas de escola zombavam de sua fé e procuravam prejudicá-lo. Um deles, Boris, buscava meios de impedir que ele continuasse titular da equipe de hóquei da escola. Até mesmo sua professora o pressionava, não perdendo oportunidades de lembrar-lhe que suas convicções religiosas poderiam custar-lhe a sua vaga na universidade. O pior foi quando a polícai secreta levou Yuri para um interrogatório, pouco depois de ele ter participado de um estudo bíblico secreto. Até seus amigos cristãos começaram a desconfiar dele. Alguém informara a polícia sobre a reunião. Mas... quem? E por que motivo? De que maneira Yuri poderia se livrar dessa encrenca?


Yuri e o Segredo da Valise
Poderia um rapazinho de treze anos levar a efeito uma operação de cotrabanndo bem debaixo dos narizes dos suspeitosos oficiais do governo, na Rússia Soviética? Yuri Nazaroff e sua irmã Katya, mais jovem que ele, são duas crianças crentes que vivem em Moscou. Assistindo a uma reunião secreta dos jovens, Yuri fica sabendo de famílias cujos chefes foram lançados na prisão por causa de sua fé em Cristo. Essas famílias estavam passando necessidades e alguém precisava ajudá-las. Em poucos dias, a família Nazaroff iria partir para a Hungria em viagem de férias. Esta era a oportunidade de trazer para a Rússia roupas de frio. Mas Yuri sabia muito bem que as roupas não eram a maior necessidade daqueles crentes... e as bíblias? Veja neste livro o audacioso plano que ele arquitetou.

17 comentários:

Lucimeire Peres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucimeire Peres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucimeire Peres disse...

Os livros são incríveis e permeiam minhas lembranças da infância/pré-adolescência. Um amigo da igreja também lia e isto foi especial para mim, pois eu adorava quando chegava o domingo e simplesmente poder dizer para ele e ouvi-lo dizer algo sobre o que havíamos lido na semana. Além dos quatro mostrados na postagem há mais dois, Yuri e a bíblia escondida e Yuri e o circo de Moscou. Hoje propús aos meninos da igreja fazermos uma roda de leitura da série e eles toparam, pretendo começar semana que vem. Acredito que será uma boa influência para a vida deles, como foi para a minha! Fiz uma página no face sobre a série e compartilhei esta postagem (https://www.facebook.com/pages/Myrna-Grant-Série-Yuri/661734540572725). Um abraço!

Unknown disse...

Olá boa noite .
Gostaria de saber como adquirir a coleção de yuri de mirna grant. Será que alguém ou alguma livraria ainda dispõe deles.
Estou realmente interessada.
Obrigada!

Unknown disse...

Olá deixo aqui o meu email para quem souber como consigo a coleção Yuri Nazzaroff de Mirna Grant.

airanmar2@bol.com.br
meu nome é maria aparecida sebastião
Moro em Franca /SP.
Um abraço à todos que curtem esta coleção tão rica.

Livros disse...

Caramba, li alguns livros desta série. Muito bom...

cristiane disse...

tambem gostaria de adquirir

Unknown disse...

Olá, Sou Maria Aparecida Sebastião e deixei meu endereço eletrônico . Atualmente mudei meu endereço e quero adicioná-lo aqui para quem souber ou tiver livros da coleção Yuri Nazzarof de Myrna Grant que procuro desde a adolescência.
Meu novo endereço é :

airanmar@gmail.com

mmcidsebas@gmail.com
A quem tiver e me enviar ,fico muito agradecida!

Unknown disse...

Olá, Sou Maria Aparecida Sebastião e deixei meu endereço eletrônico . Atualmente mudei meu endereço e quero adicioná-lo aqui para quem souber ou tiver livros da coleção Yuri Nazzarof de Myrna Grant que procuro desde a adolescência.
Meu novo endereço é :

airanmar@gmail.com

mmcidsebas@live.com
A quem tiver e me enviar ,fico muito agradecida!

Unknown disse...

Olá Maria Aparecida, você conseguiu encontrar esse livro, por favor? Meu e-mail suellendob@gmail.com

Nalu Cunha disse...

Olá. Bom dia. Li todos os livros de yuri em 1985.só não lembro qual foi o primeiro. Nossa professora de EBD nos presenteava com essas belíssimas obras da Editora Betânia.

Unknown disse...

Li esta coleção recentemente em portugues, minha cunhada comprou de um sebo virtual a muitos anos atras, coincidentemente hoje fiz uma compra pelo amazon de 6 livros + só encontrei apenas a versão original que é inglês. E a coleção completa é de 8 títulos.

Series: The Ivan Series

Ivan and the American Journey by Myrna Grant
Ivan and the Daring Escape by Myrna Grant
Ivan and the Hidden Bible by Myrna Grant
Ivan and the Informer by Myrna Grant
Ivan and the Moscow Circus by Myrna Grant
Ivan and the Secret in the Suitcase by Myrna Grant
Ivan and the star of David by Myrna Grant
Katya and the Silver Cross by Myrna Grant

Fica ai a dica já que encontrar este livro em port virou raridade, é uma pena.

Cynthia Hansen

Morgana da Luz Wagner disse...

Olá! Achei no Mercado Livre e na Estante Virtual, mas com preço bem salgado.

Unknown disse...

Li estes livros na minha infância. Me despertaram a paixão por ler e me fez ver que além do Brasil , numa época em que nem televisão tínhamos.

Coordenação do Núcleo de Extensão Guanambi disse...

Lucimeire... Não encontrei a página do Facebook.

SULBUS disse...

Eu li essa série nos anos 80, mostrava um pouco da perseguição a cristãos na antiga URSS, saudades!!

Unknown disse...

Ola por favor livros colecao. Yuri eu quero comprar