sexta-feira, 22 de junho de 2012

RESENHA/ LIVRO: A Jóia Escondida, de Dave e Neta Jackson (Série Aventura Teen)

Título: A Jóia Escondida
Série: Aventura Teen
Autores: Dave e Neta Jackson
Editora: CPAD
Páginas: 117

Sinopse: Desde o momento em que ele e a mãe chegaram da Inglaterra, tudo na Índia cheirava a aventura para John Kninght, menino de quatorze anos. Multidões de pessoas enxameando nas ruas, desfiles de elefantes dos templos e macacos guinchando aos transeuntes faziam da Índia o lugar mais excitante que John já visitara. Tomara que seu pai, um oficial do governo britânico enviado aquele país em 1909, lhe permitisse explorá-la!
Porém John e sua mãe não estavam preparados para o que descobririam ao conhecer a missionária irlandesa chamada Amy Carmichael. O coração de John foi abalado ao tomar conhecimento de que Jóia, uma garota indiana, resgatada por Amy, era uma "noiva infantil", forçada por seu malvado tio a casar-se com um velho!
Teria o pai de John, na qualidade de magistrado, de sustentar essa horrível lei?
Como acabar com todo aquele medo refletido no olhar de Jóia?

---------------------------------------

John Kninght é filho único de um importante magistrado que terá que assumir seu cargo na Índia. No momento en que eles viajam de trem até lá, um acidente acontece e um homem pertencente a uma casta cai do trem e a única pessoa que presta ajuda a ele é uma mulher irlandesa chamada Amy Carmichael, que logo conquista a admiração de John e sua mãe.

Ao encontrar Amy novamente em outro momento, cuidando de algumas crianças, que resgatara dos templos hindus, onde essas crianças eram consideradas "crianças do templo", ou melhor, meninas que eram "casadas com os deuses" nesses templos, uma prática que incluía a prostituição. A afinidade entre a missionária Amy e a mãe de John se intensificou e logo foi oferecido um convite para eles visitarem a Comunidade Dohnavur - o local onde Amy cuidava dessas crianças.

Alguns dias depois, após a partida do Sr. Kninght - que era uma autoridade e dizia que não podia fazer nada nas questões de castas (e "culturais") locais - John e sua mãe foram até a Comunidade e uma criança passou a segui-los pelo caminho meio que escondida. Quando chegaram até o lar de Amy, a menina se revela, desesperada para entrar na Comunidade. Ela revela que se chama Jóia e está sendo obrigada a se casar com um homem muito mais velho que ela, pois seus pais morreram e deixaram uma boa herança para ela. O tio da menina quer ficar com a riqueza dela e por isso fez um acordo com o futuro marido (dono) de Jóia.

A partir daí os problemas começam de verdade. Vemos John questionar alguns costumes hindus e notamos, que através dos ensinamentos e testemunho de Amy e de um jovem resgatado de um dos templos, Arul, ele passa a ver o Evangelho de Cristo de uma forma nunca antes compreendida em sua mente.

As perguntas que permanecem até o finalda história são: Conseguirá Amy proteger Jóia? Como John agirá diante de um pai preso às regras locais? Jóia terá que se casar com o velho indicado por seu tio ou conseguirá que a justiça lhe dê a liberdade de escolha? John continuará vendo Jóia apenas como uma "irmã" ou algo a mais surgirá em seu coração?

Esse é um livro muito legal para despertar a leitura nos jovens das igrejas e mostrá-las um pouco sobre a cultura indiana, que aprisiona e separa as pessoas. Temas como casamento e escrevidão infantis, e as castas estão muito presentes no enredo, além da descrição de ambientes indianos.

Gostei muito e indico.

0 comentários: