sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Romance vs. Mistério

Por Linda Weaver Clarke
 
Escrevi cinco romances hist�ricos mas mudei para o mist�rio. A processo de escrita entre romance e mist�rio � completamente diferente e requer mudan�a de mente. � t�o diferente de contar uma hist�ria de amor.
 
No romance, Voc� planeja o enredo em torno da reuni�o de um Casal. Como voc� escreve, desenvolve uma esp�cie de carisma entre os personagens, fazendo o leitor se sentir na expectativa que um dia eles ir�o se apaixonar. Voc� como o leitor, sabe qual ser� o resultado. Mas com um mist�rio, o leitor fica no escuro. O autor tem de apresentar um plano que ningu�m conhece at� o instante no final da hist�ria e a esperan�a que at� ent�o n�o se havia imaginado. Num mist�rio, voc� pode ou n�o permitir a seu leitor saber quem os vil�es s�o, depensendo se � apenas um mist�rio ou mist�rio de suspense.
 
Sabem a diferen�a entre um mist�rio e um mist�rio de suspense? Num mist�rio, quando um golpe � ouvido na porta, o leitor n�o sabe quem � atr�s dela. Com mist�rio de suspense, o leitor sabe quem est� por tr�s da porta e fala para a hero�na, "n�o abra a porta!"
 
 
Extra�do do blog da autora: http://lindaweaverclarke.blogspot.com/

0 comentários: