sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dez passos aos autores aspirantes (que desejam publicar)

1. Escreva e escreva
Se Deus lhe deu um livro para escrever, ou se você acha que ele colocou uma história em seu coração que precisa ser contada ... escreva, escreva, escreva. Termine-o e certifique-se que está escrito com o melhor de sua capacidade.

2. Junte-se a um grupo de escritores
Há muitos grupos de escritores cristãos de autores aspirantes (no Brasil não). A fim de fazer do seu manuscrito o melhor livro que poder ser, você deve entrar em um desses grupos e aprender com os outros. Se você souber inglês, pode tentar aqui: (Christian Writers Guild - http://www.faithwriters.com/)

3. Participe de um Grupo Crítica
Uma vez que você estiver conectado com um grupo de escritores, você deve ser capaz de formar um grupo de crítica. Isso pode ser um clube on-line, onde você e alguns outros autores aspirantes se revezam lendo a obra de cada um. Um Feedback é dado, permitindo que você torne seu manuscrito melhor.

4. Leia outros Livros semelhantes ao seu
Se você quiser escrever um mistério, leia mistérios. Se você quiser escrever um romance cristão, leia romances cristãos. Se você quiser escrever uma ficção cristã em geral, tais como obras de Karen Kingsbury - leia livros de Karen Kingsbury's. Assim você pega a idéia. Você deve ser bem versado no tipo de gênero que pretende escrever. Editores e agentes esperam isso.

5. Obter uma cópia do "Writer's Market" (aqui no Brasil não sei se tem uma lista de agentes e editores)

Writer's Market é um livro informativo que é renovada a cada ano e tem uma lista de editores e agentes que estão a adquirir material novo (Não sei se aqui no Brasil há esse tipo de periódico ou site do tipo).


6. Escreva um breve resumo de seu livro
Depois de terminar seu livro, e você está feliz com ele, escreva uma sinopse breve de uma ou duas fraes. Isto irá ajudar você a transmitir a história para um editor ou agente. Exemplo: " 'Gideon's Gift' é sobre uma menina doente, um homem irritado desabrigados, e do dom que muda a vida de ambos para sempre." Você precisa de algo assim para o seu livro.

7. Escreva uma sinopse maior para uma contra-capa, por exemplo
Em seguida, faça a sua sinopse suficiente para ser estampada como capa traseira de seu livro. Deve-se colocar numa única folha de papel, a soma de sua história. Leia contra-capas para ter uma idéia de como essa informação detalhada deve ser. Deve caber em uma página, com espaçamento duplo. Se você estiver escrevendo um livro de não-ficção, você também vai incluir um esboço do capítulo neste momento.

8. Escreva uma sinopse de 2 a 3 páginas
Esta será a sinopse que um agente ou editor vai ler se ele ou ela estiver interessada em suas sinopses anteriores. Você deve incluir todas as informações nesta sinopse. Considerando que os outros possam ter alguma falta de informação, este deve dar tudo. Vai dar informações adequadas sobre personagens, tramas, conflito e resolução, para ser uma versão concisa do romance.

9. Envie
É hora! Envie todas as formas de sua sinopse a um agente. Karen Kingsbury é representado por Alive Comunicações em Colorado Springs. Você pode olhar para outras agências online, ou confira os anúncios no mercado o livro do escritor ou do Agente de Mercado. Cada agente pode querer algo um pouco diferente, mas é sempre aconselhável incluir esses itens em sua proposta:

* Carta de introdução de si mesmo e sua idéia.
* Breve biografia em si mesmo.
* Todas as formas de sua sinopse.
* Os primeiros três capítulos de seu livro.

10. Ore!
Nada escrito ou feito para Deus vai acontecer sem a sua oração diligente. Orar e buscar a vontade de Deus. Às vezes, Ele está dizendo para você escrever, outras vezes, Ele está dizendo para você ter uma temporada de estudo para a sua escrita. Outras vezes, Ele quer que você seja voluntário na escola de seu filho e colocar a escrita em espera. Tente ter mais discernimento.

Extraído em inglês do site da escritora Karen Kingsbury
www.karenkingsbury.com/writingTips


Naasom A. Sousa
Toda Glória, honra e louvor a Jesus, o Rei dos reis!

1 comentários:

Alessandra disse...

amei suas dicas,essencialmente a última,Meu livro esta pronto,será lançado em Maio,meu maior desafio agora,é faze-lo conhecido,inclusive seria uma honra se pudesse visitar meu link e conferir a obra.Abraço!
link:
http://alessandra-jesuseeu.blogspot.com/2010/03/sinopse-do-livro.html