terça-feira, 25 de agosto de 2009

Frank Peretti: Biografia e Filmografia.


Biografia

Nascido no Canadá, Frank Peretti cresceu em Beacon Hill, Seattle, EUA ao lado das oficinas da Boeing. Ali, desde cedo criava histórias ou desenhava quadrinhos para seu próprio divertimento. Com uma câmera super-8 sem áudio, Peretti arriscou suas primeiras incursões no mundo do cinema, que se tornaria uma grande paixão e viria a influenciar profundamente seu estilo narrativo. Peretti foi ainda influenciado pelo ambiente cristão de sua casa e da igreja Assembléia de Deus que sua família freqüentava e onde seu pai chegou a ser ministro[1].
Após graduar-se na escola, Peretti começou a tocar em uma banda de bluegrass e chegou a ensaiar uma carreira musical com um ministério de música cristã. Até recentemente Peretti participava de um grupo de bluegrass chamado Northern Cross, mas foi obrigado a deixar de lado essa atividade por causa de uma doença diagnosticada em 2005 seu ouvido direito. Conhecida como Síndrome de Ménière, a doença afeta o equilíbrio e a audição, hipersensibilizando o ouvido. Por conta disso, Peretti deixou também de pilotar seu avião. Ele declara: "Não queria ser reprovado no exame médico, então, em lugar de renová-lo, simplesmente vendi meu avião"[2].
Peretti casou-se em 1972 com Barbara Jean, que havia conhecido em 1969 em um encontro de jovens da igreja Bethel Evangelical Free Church e com ela vive hoje em Coeur D’Alene, Idaho[3].

Carreira

Ao terminar seus estudos escolares, Frank Peretti ingressou na UCLA para estudar Inglês, Roteirização e Cinema. Seu pai, funcionário da Boeing por 30 anos, ao aposentar-se tornou-se ministro da Assembléia de Deus. A necessidade de colaborar com seu pai no ministério pastoral levou Peretti a suspender os estudos.
Após deixar o ministério em 1983, Peretti passou um tempo em diversos empregos. Nesse período começou a rascunhar "Este Mundo Tenebroso" (This Present Darkness). O livro levaria um bom tempo encarando a rejeição de diversos editores até finalmente ser publicado em 1988. Mesmo depois de publicado, a aceitação do público não foi imediata, mas a crescente receptividade possibilitou o lançamento da sequência (Piercing the Darkness) já no ano seguinte. Os dois livros foram responsáveis pela venda de 3,5 milhões de cópias. No intervalo entre os dois, Peretti ainda publicou Tilly (1988).
Peretti escreveu também uma série de aventuras infanto-juvenis (The Cooper Kids Adventures). Nos anos 90 escreveu três novos best-sellers: Profeta (Prophet, 1992), O Pacto (The Oath, 1995), contemplado com o Gold Medallion Award na categoria ficção e The Visitation (1999), número 1 na lista da Associação dos Livreiros Cristãos (CBA) por dois meses[4].
Nos anos seguintes Frank Peretti voltaria focalizar o público infanto-juvenil. The Wounded Spirit (2000), The Veritas Project: Hangman's Curse (2001) e The Veritas Project: Nightmare Academy (2002) têm como pano de fundo o ambiente social e os desafios que o jovens encaram na transição para idade adulta.
Em 2005, Peretti abordaria em "Monster" a temática da evolução, criando um enredo que envolve pesquisas em engenharia genética e DNAcom antigas lendas nativas ancestrais. Após esse lançamento, uma parceria entre Peretti e Ted Drekker produz o suspense "Fim do Jogo"(House, 2006).
O lançamento de "House" no cinema (2007)[5]impulsionou o envolvimento natural de Peretti com as produções para esse meio, que já vinha com vigor desde sua participação nos roteiros e produção de Hangman's Curse (2003) e The Visitation (2006).
Com o andamento das negociações para produção cinematográfica de "Monster" e "Este Mundo Tenebroso"[6], Peretti almeja consumar seu sonho original de tornar-se um diretor de cinema[1] além de considerar a possibilidade de uma nova seqüência literária para "Este Mundo Tenebroso"[7].

Bibliografia (Alguns)


Filmografia (Alguns)

  • Hangman's Curse (2003) roteiro e produção
  • The Visitation (2006) roteiro e produção
  • House (2007) roteiro e produção





As bras de Frank Peretti

Este Mundo Tenebroso - 1

Uma visão do mundo espiritual e da luta que ali está sendo travada diariamente, afetando nossas vidas. Este livro vai mudar sua maneira de pensar sobre guerra espiritual.





ou capa

Este Mundo Tenebroso - 2

Um retrato terrível do que está acontecendo com nossos filhos nas escolas e na nossa própria casa, influenciados pela filosofia da Nova Era.




O Profeta
Um quadro assustador e cruel do submundo da clínicas oficiais de aborto nos EUA. É um alerta sobre os efeitos da legalização dessa prática perigosa.



Tilly
Uma história cativante e emocionante sobre o aborto, mostrando o amor de Cristo em ação na vida das pessoas.


ou capa



A Porta na garganta do Dragão
Alan e Lila conseguirão resistir à força oculta que está por trás daquela porta secreta? Descubra você mesmo lendo este livro!
Ver imagem em tamanho grande

Fuga da ilha de aquário
Nossos amigos Alan e Lila enfrentam cobras venenosas, insetos vorazes e terremotos.

Ver imagem em tamanho grande

As tumbas de Anaque
Alan e Lila procuram um amigo num túmulo arqueológico e descobrem que a aldeia é dominada por “HA-RAFÁ”, a criatura do labirinto.

Presa no fundo do Mar
Nesta aventura, Lila está presa no fundo do mar, dentro de uma cápsula metálica. Será que seu pai conseguirá encontrá-la antes que acabe o oxigênio?

Editora Vida



Pacto, O - Frank Peretti

Frank Peretti, um dos escritores mais lidos da atualidade, com mais de 6 milhões de livros vendidos. Neste romance imperdível, com muito suspense e aventura, O Pacto conta a história de uma cidade que vive atormentada por uma série de assassinatos atribuídos a ursos. Quando um forasteiro morre nas mesmas circunstâncias e o seu irmão resolve investigar as causas da morte, começam a surgir uma série de revelações sobre as perversidades daquela cidade, que permanece escravizada por um pacto diabólico há mais de um século.

O Pacto consegue com extremo êxito, através de uma série de ilustrações e metáforas, mostrar as reais conseqüências do pecado, que escraviza e consome lentamente as nossas vidas até à morte.

Mas O Pacto oferece também o arrependimento e a restauração de uma maneira muito original e clara, como a única saída existentes para a salvação.

Envolvente e edificante!

1 comentários:

Priscila Pereira disse...

Olá, gostei muito do seu blog, essa série Este mundo tenebroso é minha preferida (e olha que sou uma leitora voraz) gostei muito da explicação sobre o seu blog e concordo com tudo!! Escrevo alguns contos e tenho alguns de ficção evangélica, gosto de introduzir a palavra de Deus de forma que os incrédulos possam entender e gostar. Que Deus continue te abençoando!!