sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CRÍTICA: O Executivo e o Bruxo.

Assisti ao filme dia 20 de agosto de 2009.
Quando soube de um filme produzido no Brasil e em Portugal por uma igreja da terra de nossos patrícios chamada MANÁ, fiquei muito curioso e "fucei" a internet em busca de maiores informações. Encontrei mais do que informação; encontrei o filme para download. "Já?", pensei. Por fim baixei o filme para ter minhas impressões.
A sinopse: 
O filme Mundos Paralelos conta a história de um executivo muito bem sucedido, Durval Montenegro, que vive para os seus negócios e seu dinheiro. Apesar de ser um executivo de grande influência e poder, Durval cai no erro de achar que toda a sua vida gira em torno do seu perfeito mundo dos negócios. Após viajar para Angola, na África, em busca de uma grande parceria empresarial, o executivo torna-se alvo de bruxarias. Mesmo sem acreditar no mundo espiritual, sua família começa a sofrer os danos destes maus feitos. Através de seu sócio, Justino, Durval ouve falar de Deus, que a esta altura, parece o melhor caminho para a solução de seus problemas. Em um mundo de riquezas e poder, também existem amor e misericórdia: O mundo de Deus. Um filme sobre dois mundos que existem, mais não se completam.
INÍCIO:
Quando começou o filme, notei que não foi rodado em película como é feito com os filmes que estamos acostumados a ver. Parece mais com a imagem de uma novela ou que vemos em programa de TV. Ou seja, o filme apresenta um aspecto amador. A abertura é interessante, a narração é boa, a apresentação dos nomes dos atores é interessante, mas parece que faltou algo mais para incrementar ou dar um ar profissional no longa-metragem, que dura mais ou menos 1h e 16mim.
ENREDO: 
A história é boa, um executivo de sucesso que só pensa nas riquezas e se esquece do mundo espiritual. Vê a chance de um grande negócio na África e se associa a um homem de lá que é cristão. Conseguem um contrato que faz um outro empresário ficar com inveja e encomenda a um bruxo um trabalho para arruinar seus inimigos. O que se vê é o poder da bruxaria que aos poucos vai minando o empresário brasileiro, mas ao cristão africano não parece fazer efeito.
Eu em alguns momentos fiquei feliz com a fé do amigo cristão de Durval, mas os diálogos eram muito ruins. Parecia às vezes que era improvisado. No roteiro faltaram ação e mais emoção. Por falar em emoção, as únicas partes que me fizeram vibrar foram quando o bruxo se converteu, quando apareceu saindo da igreja com a Bíblia nas mãos e quando queimou o antigo lugar onde fazia suas bruxarias, colocando uma placa: 
"A GERÊNCIA MUDOU. 
SATANÁS FOI DESPEDIDO. 
AGORA QUE MANDA É JESUS."
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:
As participações especiais da cantora Cassiane, Pr. Jabes de Alencar e Pr. Marco Feliciano, foram modestas, mas pareceram mais reais do que as dos atores no filme. Talvez, o motivo seja porque representaram eles mesmos. Assim fica mais fácil. Em todo caso, a participação de cada um foi fundamental na trama: Cassiane e Marco Feliciano aconselharam a esposa de Durval que procurassem uma igreja, indicando o Pr. Jabes de Alencar. Que pregando, fez apêlo e tanto quanto a esposa quanto a filha do empresário se renderam a Jesus.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Gostaria de falar mais coisas favoráveis do que desfavoráveis a respeito desse filme, mas não posso. As atuações, o roteiro, as tomadas dão nítida impressão que poderiam ser melhor. O enredo, como disse, é bom, mas tanto faltou um ápice como também um "grande finale".
O ponto positivo é que a produtora  MANÁ-SAT está caminhando e crescendo e tenho certeza que ainda será uma grande potência do cinema mundial, assim como a produtora de Desafiando Gigantes e À Prova de Fogo.
Finalizo dizendo que apesar das críticas apoio o projeto de cinema evangelístico. Oxalá se várias igrejas do Brasil despertasse para isso (já venho falando disso há tempos). O importante é que a mensagem da Cruz seja pregada e Cristo venha ser reconhecido e adorado em todas as línguas, tribos e nações.
Links relacionados com o filme:
http://manasat.com/cinema
http://cinemana-sat.blogspot.com/

0 comentários: