terça-feira, 8 de abril de 2014

ENTREVISTA: Blog Ficção Gospel Mais entrevista Naasom A. Sousa

Fiquei muito feliz em ser convidado pelo amigo Hêzaro Viana para uma entrevista em seu blog Ficção Gospel Mais. Respondi com muito carinho a todas as perguntas e espero que todos gostem.

A postagem completa eu trago abaixo para todos. Forte abraço e Deus abençoe ao Hêzaro e a todos que acompanham e oram pelo nosso trabalho.


Entrevista com o escritor Naasom A. Sousa
Por Hêzaro Viana Belo para o blog Ficção Gospel Mais 
 

Naasom A. Sousa é um grande sonhador e um idealizador. Dono de uma mente que nunca descansa (pois Naasom também é cantor e compositor), está sempre buscando algo novo que possa ter surgido na mente ou no trabalho de um outro artista (na Literatura e no Cinema), e claro, mais atento ainda ao que possa surgir em sua própria mente. Dessa forma, tem contribuído com a propagação da ficção cristã no Brasil de modo singular. Além de escritor, ele é o criador do blog “Ficção Evangélica” destinado ao público leitor e telespectador de obras de ficção, divulgando, incansavelmente, tudo de novo (ou não) que aparece no cenário literário cristão, com um riquíssimo acervo, sendo o pioneiro nesse tipo de trabalho. 



Formado em Letras pela Universidade Estadual do Pará, Naasom diz que não tinha o hábito de ler, mas que se apaixonou pela Literatura ao ler um livro de ficção evangélica que uma amiga lhe indicou e não parou mais. Logo nasceu “A Missão” o primeiro livro da trilogia “Transformação” e após, se seguiram contos e novos livros como o suspense “Ilusão” que conta uma história eletrizante de satanismo e principalmente sobre o poder de Deus contra o reino das trevas. Agora ele prepara seu novo livro “Um caminho a seguir”, esperado com ansiedade pelo seu público.  

Ele se define como “um homem que pensa mil coisas, tem várias ideias e, graças a Deus, tem vários dons” – e quem ganha com isso somos nós, seu público. 

Resolvi fazer esta entrevista com o autor após conhecê-lo na Internet e ler um pouco de suas obras. Seu talento é incontestável e torço para que sua carreira seja mesmo brilhante.
 Então, vamos conhecer um pouco mais desse homem de Deus que tem arregaçado a mangas para divulgar o Reino Eterno do Senhor através da arte.
1 – Ficção Gospel Mais (FGM) – Como nasceu o Blog Ficção Evangélica?
Naasom: O blog Ficção Evangélica (FE) nasceu quando eu ainda estava me aventurando em busca de literatura cristã na internet em meados de 2006. Não achando nada do gênero voltado para os cristãos, resolvi me meter a fazer um site em .htm, na época, o site Letras Santas. Postei lá alguns textos como ilustrações, peças de teatro e alguns e-books cristãos, estes últimos não existiam na época ou, se existia, eram pouquíssimos. Entre esses e-books, postei a trilogia “Transformação” e “Do Deserto ao Oásis”. Como ficção evangélica era algo que eu amava de verdade e não se tinha nada exclusivo sobre esse gênero na internet (ainda não havia até o seu blog surgir, Hêzaro), resolvi criar o blog para divulgar os trabalhos dos escritores nacionais e internacionais e informar sobre as criações desse gênero a todos aqueles que, assim como eu, sentem-se felizes em entreter-se com uma ótima leitura e, de igual forma, edificar sua vida com alguma mensagem baseada nas Escrituras Sagradas.

2 – FGM – Há retorno satisfatório dos leitores do blog em algum aspecto?
Naasom: Na verdade, pelas minhas contas, não existe nem 1.000 pessoas seguindo o blog no Facebook. Há muitas pessoas que não conhecem esse blog, infelizmente. Pelo menos uma vez por mês leio um comentário enviado para meu e-mail ou deixado no blog que pessoas ficam muito felizes por tê-lo encontrado e não sabiam que havia algo assim. Particularmente me sinto muito feliz quando recebo qualquer retorno dos visitantes do blog, seja comentário parabenizando o trabalho, dando sua opinião sobre uma postagem ou crítica; igualmente de escritores que estão começando que enviam um e-mail me perguntando se eu poderia ler o que eles escreveram antes de publicar. Isso não tem preço.

3 – FGM – Você também é escritor. Esse seu trabalho de divulgar livros de outros autores é gratificante? Por quê?
Naasom: Escrevo algumas coisas (Rss). Eu gosto muito de ficção cristã, e é o processo de criação de enredos, personagens e histórias que me fascina em tudo isso. Saber que pessoas tecem teias, situações que desembocam em outras, segredos e, principalmente, ensinamentos preciosos, colocando tudo isso em palavras me deixa deslumbrado. Ciente de que mais pessoas precisam ter contato com esse tipo de material, ser atingidos por uma história com mensagens de vida, que revelem realmente a pessoa de Cristo, como um meio de evangelização, sinto-me impelido a fazer isso, compartilhar informações de livros, filmes, séries e afins.

4 – FGM – Falando dos seus livros, por que o interesse em histórias policiais e até mesmo suspense como é o caso do livro “Ilusão”?
Naasom: Para mim, um bom livro é aquele que prende o leitor, não o deixando largar mais aquela história até o final. Os questionamentos e a apreensão também são importantes numa boa trama. Os livros policiais e de suspense, em minha opinião, são os que melhor nos dão ferramentas para a surpresa, para as perguntas — por que isso acontece? O que vai ser dele (personagem), agora? Como essa situação vai terminar? Quem é o responsável por isso? — tomarem conta da mente do leitor. Tentei explorar isso ao máximo nos livros Transformação, em Ilusão e é o que estou tentando fazer também em Um Caminho a Seguir, ainda em fase de escrita.

5– FGM – No livro “A Missão”, primeiro volume da trilogia “Transformação”, o leitor é apresentado a Alan Xavier, um servo convicto do Senhor que deixa casa e família para cumprir propósitos de Deus e envolve-se em grandes aventuras com mafiosos. Se você recebesse o mesmo chamado, qual seria sua posição diante da “ausência” de uma promessa de que ao fim da missão voltaria são e salvo para os seus?
Naasom: Creio que quando ouvimos, de fato, a voz de Deus, como aconteceu com Alan Xavier, não tememos nada, muito menos a morte. O problema é que atualmente não se tem uma intimidade tão estreita com Deus para ouvir nitidamente a sua voz. O mundo tem abafado demais o que Deus tem dito à sua Igreja, assim como as coisas oferecidas pelo inimigo de nossas almas a nós tem sido empecilho para o estreitamente de laços com o Senhor. Entretanto, se ouvirmos a voz do Senhor verdadeiramente todos os temores são dissipados e a certeza que Ele está conosco nos motiva a seguir adiante e cumprir sua ordenança.

6 - FGM – Você também escreve contos que detém títulos e prêmios em concursos literários, e seu conto “Um exemplo de joelhos” é realmente maravilhoso, bem enredado e conciso. Pretende lançar um livro reunindo seus melhores contos?
Naasom: Gosto de desafios. Propus-me a escrever algo e surgiu o primeiro volume de Transformação. Surgiu a oportunidade de escrever um conto e surgiu “Aqueles braços fortes”, onde ganhei o 1º lugar na categoria contos aqui no município onde resido. O conto “Um exemplo de Joelhos” foi uma história tanto para entreter quanto para emocionar e falar sobre a importância da intercessão. Sobre um livro de contos, estou reunindo os contos que escrevi até agora e mais algumas que estão engatilhados para reuni-los num volume só. Quem sabe pode sair um livro muito bacana no futuro.

7 - FGM – Algum dos seus personagens é baseado em alguém que você conhece?
Naasom: Dois contos meus são muito especiais, pois foram baseados em duas vidas extraordinárias. “Aqueles braços fortes”, foi inspirado em minha mãe. Sua luta para criar a mim e minhas irmãs, sua força, disposição e coragem foram coisas que me marcaram profundamente e nunca vou conseguir descrever em palavras a ela o quanto a admiro e amo por isso. O conto “Um exemplo de Joelhos”, que vai ser impresso esse ano numa coletânea dos melhores textos apresentados no último concurso aqui na cidade, inspirei-me em minha avó, uma mulher fervorosa. Lembro-me de quando eu ainda era pequeno e a observava ajoelhada, em silêncio, falando com o Senhor. Não entendia muito na época, mas com o tempo entendi o sentido daquilo. É o que acontece no final do conto. O personagem cai em si e vê a importância do que viu e presenciou por toda a sua infância, adolescência e juventude. Orgulho-me desses dois textos pelas mensagens aos outros e pelo real significado para mim.

8 - FGM –Há algum projeto seu para um livro totalmente romântico?
Naasom: Há algum tempo comecei a escrever um livro romântico com o título “Encontros”, mas acabei não continuando a história nesse formato. Acabei adaptando o enredo em forma de roteiros de uma série, que hoje podem ser baixados (atualmente no 5º episódio) com o nome de “Toque de Amor”. Essa série narra a história de Douglas, um rapaz que volta à sua terra natal depois de 10 anos e encontra três amigos. Esses amigos lhe impõem uma aposta onde Douglas terá que conquistar uma garota chamada Natália, que é filha de pastor e difícil de ser cortejada. Dessa série já tenho o argumento de toda a primeira temporada, mas é um trabalho que, em meus planos, é para longo prazo.

9 - FGM – Como anda o seu lado cantor e compositor?
Naasom: No momento dei uma grande pausa nesse meu lado. Já gravei um CD, “Poder de Verdade”, mas o tempo não me permitiu divulga-lo como eu queria. Canto e toco teclado na minha igreja. Quando há eventos na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular (minha denominação) estou sempre escalado para louvar. Tenho algumas novas composições, inclusive tenho vontade de gravar algo como voz e violão e por na internet e divulgar as músicas, mas não tenho um ambiente legal para fazer isso. Quem sabe num futuro próximo, também. Enfim, tenho muita vontade de avançar mais nesse ministério e creio que Deus tem grandes coisas a realizar através de minhas canções.

10 – FGM – O que sonha para a ficção cristã no Brasil?
Naasom: Que a ficção cristã por aqui seja mais lida e valorizada. Há muitas pessoas que nem sabem que existe uma literatura voltada para esse segmento. Temos atualizado uma lista no blog Ficção Evangélica, desde 2010, que traz vários títulos lançados no Brasil e quando os visitantes veem essa lista pela primeira vez ficam fascinados com a variedade de livros que não se tem conhecimento. Então, que possamos medir esforços para que esse gênero da literatura cristã seja mais notado tanto pelos leitores quanto pelas editoras cristãs brasileiras.

11 - FGM - Deixe uma mensagem para quem está começando a aventurar-se no mundo da escrita.
Naasom: Tenha em mente que nada é fácil e que escrever é uma questão de aperfeiçoamento constante e que às vezes (eu diria sempre, haja vista a lista sempre enorme nos agradecimentos nos livros de sucesso) requer ajuda de várias pessoas, seja um outro escritor, leitor ou parente para deixar sua história melhor. Lembre-se que uma história não é nada sem um personagem marcante; um bom personagem não é nada se não estiver inserido numa história envolvente. Busque sempre atingir o seu leitor no ponto certo, de acordo com o gênero que você escreve, dando oportunidades a ele de se emocionar, questionar, torcer, se apaixonar e, principalmente, aprender com a mensagem que você estiver passando, pois uma ficção cristã sem uma mensagem que seja, não pode ser chamada assim, afinal.

12 – FGM - Naasom A. Sousa por Naasom A. Sousa...
Naasom: É sempre difícil definir ou descrever a nós mesmos. Vou ser brevíssimo, então. Naasom A. Sousa é um homem que pensa mil coisas, tem várias ideias e, graças a Deus, tem vários dons. Que procura sempre agir de maneira honesta e amigável, pois somos uma carta, conhecida e lida pelos homens (2Co 3:2) e que pretende, juntamente com sua família e amigos sempre buscar a felicidade em Cristo até chegar diante do Rei e ser aprovado.

13 – FGM - Suas considerações finais:
Naasom: Agradeço a oportunidade de ter minhas palavras, trabalho e ideias divulgadas nesse espaço e peço que divulguem o blog Ficção Evangélica (www.ficcaoevangelica.blogspot.com.br) para que mais pessoas tenham contato com esse tipo de literatura que entretém e edifica. Gostaria que aqueles que não leram meus textos e livros que os procurem, leiam e deem-nos o feedback com comentários e sugestões. Um forte abraço ao Hêzaro, um grande amigo que tive o privilégio de encontrar na internet, que Deus continue abençoando sua vida e família. Parabéns por esse projeto. A todos que lerem essa pequena entrevista, saiba que você é especial e que Deus ama muito você. No amor de Cristo.

1 comentários:

Egno disse...

ÓTIMA ENTREVISTA. ENTÃO, QUANDO VAMOS REALIZAR A PRIMEIRA FEIRA DE FICÇÃO EVANGÉLICA AQUI EM PALMAS? ENVIEI UM POST NO SEU FACE SOBRE ISSO, ALGUM TEMPO ATRÁS, MAS ACHO QUE VOCE NÃO TEVE ACESSO.

QUE ACHA DA IDEIA?

ANTONIO EGNO, SEU IRMÃO.