terça-feira, 1 de outubro de 2013

RESENHA/ FILME: Invocação do Mal

Ficha Técnica
Título: Invocação do Mal
Título Original: The Conjuring
Gênero: Suspense, Terror 
Duração: 112 min. 
Origem: Estados Unidos
Estreia: 13/09/2013 
Direção: James Wan
Roteiro: Carey W. Hayes, Chad Hayes 
Distribuidora: Warner Bros. 
Ano: 2013

Sinopse: Antes de Amityville, houve Harrisville. Invocação do Mal narra o conto horripilante de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson, Vera Farmiga), investigadores paranormais de renome mundial, que foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna em uma fazenda isolada. Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens encontram-se presos no caso mais terrível de suas vidas.
____________________________

Não posso negar que gosto de filmes de suspense e terror, apesar de não acreditar em fantasmas ou na veracidade de pessoas que falam com espíritos ou coisa parecida. Mas esse filme me chamou a atenção por algo peculiar. Logo no início os protagonistas Ed e Lorraine explicam para duas moças que a boneca que
está assustando as duas não está possuída pelo espírito de uma pessoa, como elas pensavam, mas sim por um espírito maligno. A causa por isso ter acontecido: uma médium falou que uma garota morava no apartamento antes delas e a tal boneca era dela. Essa garota, que morreu, agora sente-se sozinha e quer brincar com elas através da boneca. Então, as duas incautas permitem que o espírito da garota entre na boneca. Esse é começo do inferno para essas duas jovens. Essa é a cena inicial, que logo é cortada, pois isso faz parte de uma apresentação em uma universidade. Esse é apenas mais um caso do casal Warren.

Outro fato que despertou minha curiosidade foi o fato dos roteiristas serem cristãos e a história ser baseada em fatos reais. Segundo o site gospelprime.com.br o filme "não é um 'totalmente cristão', mas sua forte mensagem religiosa deve agradar ao público, pois é um 'filme de terror salutar'”. Após assistir ao filme realmente vi que não há sangue ou mortes ou cenas picantes no filme, o que, de fato, conta pontos positivos para a produção, mas não achei que o filme sirva, de forma alguma, para evangelizar alguém (como trazia o anúncio da postagem no site gospelprime).


Como um filme do gênero terror, ficou na média os sustos e efeitos visuais interessantes. Como um filme escrito por cristãos, creio que faltou mencionar mais Deus ou seu Filho, cujo nome é capaz de dissipar o domínio do diabo e seus demônios. Faltou ao filme mostrar que clamar a Deus é a solução para os problemas espirituais. Faltou mencionar que objetos consagrados ao maligno devem ser queimados ou destruídos ao invés de guardados como uma coleção bizarra.

Recomendo o filme como entretenimento - para aqueles que gostam do gênero terror e suspense - mas não como um filme capaz de transformar terror em ensinamento espiritual.

Curiosidades:
  • O filme teve um orçamento US$ 13 milhões, pequeno para os moldes de Hollywood.
  • Mackenzie Foy, uma das cinco filhas do casal, viveu a filha de Bella e Edward em A Saga Crepúsculo - Amanhecer, parte 2. 
Poster internacional do filme.

Assista ao trailer de Invocação do Mal:


Não deixe de comentar de já assistiu esse filme. Fale o que achou dele!

0 comentários: