segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RESENHA/ LIVRO: Deus se importa, Raysa Silva

Título: Deus se importa
Subtítulo: E deseja fazer parte de sua vida.
Autora: Raysa Silva
Editora: Inteligência Editorial
Páginas: 256

Sinopse: Laila é uma mulher bem sucedida profissionalmente, mas seu temperamento irascível acaba atrapalhando seus relacionamentos tudo por causa de um trauma sofrido na infância- ela foi testemunha de violência doméstica que culminou numa terrível tragédia familiar. Seus traumas fizeram com que Laila se tornasse uma mulher insegura, dominada pelo medo que não confiava nas pessoas e tentava consertar o mundo do seu jeito sempre que se deparava com uma situação semelhante a que ela viveu. Porém,quando confrontada, Laila descobriu que Deus sempre esteve pronto para aliviar o seu fardo e que Ele, diferente do que ela pensava, É um Deus pessoal, um Deus de perto, um Deus que se importa. E a realidade disso mudou seu mundo. Embarque nessa viajem e descubra o quanto Deus se importa com você!

Deus se importa no Skoob

______________________________

Deus se importa é o primeiro romance de Raysa Silva, que entrou em contato conosco pela página do Ficção Evangélica no facebook, falou sobre o seu trabalho e nos enviou essa obra, que logo me prontifiquei a ler e divulgar aqui nesse espaço. Desde já digo que esse blog foi criado para isso: difundir tanto escritores consagrados de ficção cristã quanto os nacionais que ainda estão galgando entrar na lista dos mais conhecidos entre os leitores.

O livro conta a história de Laila, uma pedagoga que adora lecionar e se sente bem em ser, se presicarem, ser mais que uma professora para seus alunos. Isso fica comprovado quando Denian, um de seus alunos, chega na sala de aula com hematomas pelo corpo. O sinal de alerta logo se acende para Laila e algo dentro dela lhe denuncia que o pai do garoto é o responsável por aquilo. É nesse momento que Laila é remetida ao passado onde algo trágico ocorreu entre seus pais e mudou o jeito dela ver seus semelhante e principalmente o sexo oposto.

Alguns dias após isso um homem, chamado Gael, aparece em sua classe levando o sobrinho para a aula e a partir desse momento algo surge entre eles, até que começam a namorar e se casam. Entretanto o passado de Laila parece interferir de forma terrível em seu relacionamento com o marido. A desconfiança, a revolta e o receio de que o presente possa ser o espelho do passado invade seu casamento ameaçando a felicidade do casal. Mesmo sendo casada com um homem comprometido com Deus e sendo ela mesma cristã, Laila terá que aprender a duras penas que o amor de Deus pode dar novo rumo às vidas daqueles que O buscam, porque Ele se importa conosco.

Por essa breve descrição, vemos que Laila é uma mulher marcada pelo relacionamento conturbado que os pais tiveram e essas marcas irão, de forma contundente, afetar seu relacionamento conjugal. A autora explora muito bem isso: traumas do passado que afetam as pessoas em seus relacionamentos. Vamos ver que não só Gael será afetado pela desconfiança e aspereza com que Laila conduz seus relacionamentos, mas todos aqueles que a cercam. O livro nos faz refletir sobre o modo como conduzimos nossa família, como tratamos nosso cônjuge, como nos portamos diante lembranças dolorosas de nossa vida e, o mais importante, se cremos de fato se Deus é capaz de limpar nossa vida, curando-nos de coisas terríveis que possam ter acontecido conosco em algum momento de nossa história.

O livro traz emoção, raiva, alegria e reflexão ao leitor e é bem sucedido no que se porpõe: passar uma mensagem e ao mesmo tempo uma denúncia sobre a agressão doméstica, os traumas que isso causa, o que poderia ser feito para que isso não ocorra, o que Deus quer para as famílias (marido e esposa), entre outras mensagens.

Parabenizo a autora e indico o livro a todos.


Para adquirir um exemplar de "Deus Se Importa" ou saber mais sobre a autora Raysa Silva, mande um e-mail para: raysawel@gmail.com

0 comentários: