terça-feira, 14 de agosto de 2012

RESENHA/ LIVRO: Reféns, de Rafael Neves [Ed. Prestígio]


Título: Reféns
Autor: Rafael Neves
Editora: Prestígio
Páginas: 275

Compre esse livro na Livraria da Travessa.

SINOPSE: Reféns é a emocionante história de cinco estrangeiros – um missionário, uma enfermeira, um cientista político, uma escritora e um ex-militar – que são levados por talibãs para um cativeiro inusitado: um antigo bunker soviético nas montanhas afegãs. Sem esperança de sobrevivência, a solução encontrada é arriscar uma ousada tentativa de fuga. Mas enquanto os reféns empreendem seu plano, inusitados acontecimentos fazem surgir uma inquietante pergunta: será que a escolha deles pelos sequestradores foi aleatória ou existe um propósito sobrenatural que os une? 

______________________________

  Recebi do autor esse livro, juntamente com um filme - este último também de sua autoria e fiquei curiosíssimo em lê-lo. Tinha algumas leituras um pouco atrasadas, por isso custei um pouco a lê-lo, mas enfim pude me jogar nas páginas de Reféns e fiquei feliz com que encontrei, arrependendo-me por não ter me adiantado e passado ele para a frente de outros logo.

  O livro conta a história de 5 personagens: o missionário brasileiro Jonas, o espião da CIA Jeremy, a enfermeira Faye, o soldado aposentado Dimitri Dutchenko e a escritora Christie Baldwin, que por uma "triste" coinscidência acabam sendo sequestrados e levados para um bunker por terroristas que querem negociar a soltura de seu líder preso pelos EUA. As horas passam e então os dias até que os terroristas percebem que o governo americano não parece se importar com a vida dos reféns. O jeito encontrado é fazer com que os EUA acreditem que a morte dos reféns será certa se a reinvidicação não for acatada.

  Enquanto isso, nós conhecemos, como em flashes, a vida de cada um dos reféns. Lembrei-me imediatamente da série LOST, que foi tão elogiada por trazer esses flash backs para mostrar como era a vida daqueles que estavam presos na misteriosa ilha antes de pararem lá. Assim também Rafael Neves faz com seus personagens, abrindo as cortinas para que conheçamos a fundo quem é cada um deles e como foram parar em Jalalabad, cidade do Afeganistão.

  A história conta o drama de cada um deles até o momento em que foram abordados dentro de um ônibus e levados ao cativeiro, assim como os dias confinados juntos, planejando uma fuga e vivendo aqueles dias com os nervos à flor da pele, tendo a impressão que seriam execultados a qualquer instante.

  O autor aborda nesse livro o cuidado de Deus mesmo em tempos de angústia, o propósito do Pai para cada pessoa e a certeza de que tudo na vida tem uma finalidade para aqueles a quem Deus ama. No livro encontramos perdas, tristezas, dor, reencontros, alegrias, reflexões, recomeços... não dá para falar tudo o que o livro tem de bom, mas posso afirmar que gostei do que li. O enredo é muito bom, prende o leitor com uma narrativa empolgante. No final não encontrei nenhuma ponta solta e devo dizer que me emocionei.

  Parabenizo o autor e a editora Prestígio por esse livro e, sem dúvida alguma, recomendo-o àqueles que gostam de um livro empolgante e cheio de aventura, suspense e reviravoltas.

0 comentários: