quarta-feira, 4 de maio de 2011

RESENHA: Deixados Para Trás #1 (Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins)

Título: Deixados para Trás - Vol. 1
Autores: Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins
Editora: United Press
Páginas: 416

SINOPSE: Em um instante cataclísmico, milhões de pessoas de todas as partes do mundo desapareceram. Simplesmente sumiram, deixando para trás tudo o que era material: roupas, óculos, lentes de contato, cabelos postiços, aparelhos de surdez, próteses, jóias, sapatos e até mesmo marca passos e pinos cirúrgicos. Milhões de pessoas sumiram. Mas outros milhões ficaram - alguns adultos, porém não crianças, e apenas alguns adolescentes. Todos os bebês, inclusive os que estavam para nascer, desapareceram — alguns durante o parto. Instalou-se o caos no mundo inteiro. Aviões, trens, ônibus e carros colidiram, navios afundaram, casas incendiaram, sobreviventes acometidos de angústia suicidaram-se. Um congestionamento de transportes e linhas de comunicação, somado ao desaparecimento de inúmeros funcionários, deixou a maioria das pessoas lutando sozinhas para sobreviverem até que a situação começasse a se normalizar.



Ok, essa deve ser uma das últimas resenhas que alguém deve estar fazendo do livro Deixados para Trás (será?), já que a série foi lançada em 1995 e muuuuitos já leram toda a série ou boa parte dela...

Eu já queria, desde muito tempo, ler esse primeiro volume, mas nunca me atrevi, pois sabia que se eu começasse não iria parar até ler todos os livros (foi assim com a série O Agente e está sendo assim com a série Profecia da Babilônia), pois o ritmo e forma da narração dos autores são ótimos.

Sendo esse o primeiro volume da série (composta por 13 livros + 3 de uma nova série "Antes de serem deixados para trás") encontramos uma descrição da vida dos principais personagens dessa saga: Rayford Steele, Buck Williams, Bruce Barnes, e Chole Steele, além do anticristo Nicolae Carpathia.

Eu já tinha assistido o filme (e gostado dele) então já sabia, mais ou menos, o que encontraria no livro (isso é um pouco frustrante. É melhor ler o livro e depois assistir o filme, com certeza.) Mesmo assim não me arrependi ou fiquei frustrado em algum momento, pois algumas coisas eu já tinha esquecido, principalmente a ascenção de Nicolae à frente da ONU.

Ler como Rayford, Chloe e Buck se convertem é muito interessante também, mas achei a de Buck rápido demais, como que de uma hora para outra, mas isso é tolerável, pois ele experimentou duas experiências extraordinárias do poder de Deus e isso é algo que não se consegue deixar passar ou esquecer (não é mesmo?)

Apesar de ser uma ficção, esse livro retrata o que deve acontecer em breve (eu creio nisso!) e em todos os capítulos vemos a tensão vivida pelas personagens, suas dúvidas, anseios e temores. Lemos também as devidas explicações para os acontecimentos exposta de forma magistral pelos autores.

Deixados para Trás é uma série sem precedentes, marcou muita gente e certamente marcará ainda muitos leitores. Recomendadíssimo!

3 comentários:

Felipe Fagundes disse...

Essa foi minha série favorita de livros por um bom tempo! Viciei completamente.São muitas emoções, cenas eletrizantes e tudo o mais. Recomendo também. Esse primeiro livro é um dos melhores da série na minha opinião.

Também creio no arrebatamento da igreja mas não da forma descrita na série, concordo com algumas coisas e discordo de outra, mas a série é excelente mesmo assim. Leitura obrigatória para todos os cristãos!

Melancia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisele disse...

Eu adorei toda a série, e também os outros 3 da série Antes de Serem Deixados para trás.
São muitas emoções, muitas coisas acontecem nesses livros, é daqueles de não querer para de ler até o último livro!
Os filmes, tirando o primeiro, que não tem muito a ver com os livros, depois vc vai ver isso... mas tudo bem.
Os livros são ótimos!