quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

RESENHA/LIVRO: O Segredo no Ararat (Tim Lahaye & Bob Phillips)

Título: O Segredo no Ararat
Autores: Tim Lahaye & Bob Phillips
Editora: Best Seller
Páginas: 392
Página no Skoob
Comprar na Livraria Cultura
Comprar no site da Best Seller
 
Sinopse: Tudo começa quando o estudioso recebe uma encomenda em seu laboratório na universidade. De remetente desconhecido, supostamente enviado por Matusalém - uma figura que oferece artefatos antigos e preciosos em troca da participação do arqueólogo em jogos sádicos e mortais -, a encomenda traz dicas e mapas que lançam nosso herói contemporâneo, Michael Murphy, em mais uma caça ao tesouro... E, desta vez, o professor universitário parte em expedição ao monte Ararat com a finalidade de localizar os remanescentes da arca de Noé, quando então descobre que um mal indescritível está prestes a se abater sobre o mundo. É nesta odisséia vertiginosa em sua fascinante busca por relíquias originais dos tempos bíblicos (que teria ficado preservada no cume gelado do monte Ararat, na Turquia, por cerca de cinco mil anos), que o arqueólogo percebe que a descoberta terá seu preço em vidas humanas. Depois de atrair a atenção de uma poderosíssima organização secreta que pretende se apoderar das relíquias bíblicas descobertas por ele, Michael Murphy precisa saber por que está sendo perseguido e quem está assassinando, uma a uma, as pessoas que o ajudam em sua busca. Uma vez localizado o ponto exato onde a arca de Noé aportou após o dilúvio, o desafio é tentar permanecer vivo para divulgar para o mundo inteiro que a lenda é realidade: os vestígios da arca de Noé foram encontrados! E, junto com eles, segredos aterrorizantes sobre o destino da humanidade...
 




 
Depois de ler o primeiro livro da série, fiquei muito empolgado para ler esse segundo volume. E para dizer a verdade e sem rodeios, o livro me fascinou e me prendeu ainda mais do que A Profecia da Babilônia. Achei absolutamente surpreendente e emplogante.
 
O primeiro ponto a observar é o trabalho de pesquisa que os autores realizaram para compor a trama e os relatos nas aulas do professor Murph. São simplesmente demais. Um verdadeiro estudo bíblico e arqueológico sobre a arca de Nóe, contendo datas, lugares, nomes, etc. Não gostei muito dos intervalos, quando o narrador contava a história da construção da arca (acho que é porque conheço essa história de trás pra frente e vice-versa), pois achei que quebrava a ação, mas nem isso tornou o livro chato.
 
Michael Murph consegue que o leitor o admire a cada capítulo. Seu entusiasmo em expor as histórias bíblicas e seu afinco em prová-las nos faz torcer por ele em cada aventura perigosa e ficar vidrado com a expectativa de sua escapada. Ele vive, nesse livro, um grande dilema: permanecer fiel à memória da esposa após a morte dela ou se entregar ao repentino, mas forte sentimento pela especialista em linguas antigas Isis MacDonald?
 
Os personagens secundários Shari e Paul aparecem menos, nesse volume, assim como o poderoso chefão de comunicação e sua repórter/amante. Os sete também tem papel participação pequena, mas Talon (Garra) como sempre sombrio e mortal consegue que fiquemos com ódio quando ele aparece e some depois de deixar um rastro de sangue.
 
O ponto negativo (se é que posso chamar assim) foi o monte de nomes que tive que tentar manter na mente ao ser apresentado a equipe de Murph para escalar o Ararat. Muita gente, muitos nomes com que se preocupar e às vezes me perguntava: "Quem é esse mesmo? O que ele faz?" Mas o final pude discernir melhor um do outro.
 
Em suma, ação, suspense e muita informação são os ingrediente de O SEGREDO NO ARARAT, e para quem gosta de uma leitura deliciosa e cativante pode ler sem medo.
 
A Editora Best Seller já lançou o 3º volume da série: A Conspiração Europa.
 
Nos EUA, forma lançados 4 livros da série. Confira as capas abaixo, na ordem dos livros:
  
 

Babylon RisingThe Secret on AraratThe Europa ConspiracyThe Edge of Darkness

Sinseramente gostei mais da arte dos livros lançados por aqui.
 
Quem já leu algum livro da série fique à vontade para comentar.

2 comentários:

Fernanda disse...

Ei, parece ser bom! :D

Kora Regina disse...

Gostei dessa coleção. Li todos os três já lançados no Brasil e quero muito ler o 4º livro... Alguém já tem o livro virtual em português para compartilhar?
Por favor... alguém tem uma luz sobre esse assunto?
Agradeço.
Kora regina