sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

RESENHA/DICA: Os Bastidos de Nárnia (Devin Brown)

FICHA TÉCNICA:
Título
: Os Bastidos de Nárnia
Autor: DEVIN BROWN
Editora: United Press
Ano: 2006
Páginas: 383
Compre esse livro na Livraria Cultura
ou na loja da Editora Hagnos.
 
SINOPSE:
Você já descobriu tudo que há para saber a respeito dessa terra e de seu criador?
Por que o guarda-roupa o leva a Nárnia apenas em momentos específicos?
As crianças são moldadas a partir de um relacionamento específico da vida de C.S. Lewis?
Por que Lewis escolheu esses animais e por que lhes deu a habilidade de fala?
 
Essas questões são exploradas nesta interessante análise do mundo mágico de C.S. Lewis. Devin Brown, ao analisar o Leão, a feiticeira e o guarda-roupa, capítulo a capítulo, estuda símbolos fascinantes, significados escondidos e detalhes não percebidos que aparecem na famosa história de C. S. Lewis e em torno dela. Se você aprecia a leitura ou o cinema - ou os dois - Os bastidores de Nárnia aumentará sua compreensão de um mundo, onde o real e o imaginário caminham lado a lado.
 



 
Como leitor, sempre procuro histórias que me fascinem - seja pelo poder de prender-me ao texto ou pela mensagem que possa me passar; como escritor me interesso em saber como outros escritores fazem para criar suas histórias e personagens. Nesse livro de Devin Brown consigo as duas coisas: reler um pouco das Crônicas de Nárnia e saber como C.S. Lewis compôs essa obra fantástica.
 
O autor usa da vida de Lewis, seus amigos, conhecidos, livros que ele leu e escreveu para delinear o processo criativo de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" [OLFG], revelar os mistérios e a fantasia dessa crônica. Para mim, que me formei em Letras, ler esse livro foi uma experiência muito gratificante, porque além de redescobrir OLFG e conhecer muito mais a respeito de C. S. Lewis, proporciona-me o contato com uma um estudo e crítica muito bem escrita por Brown.
 
Uma das coisas coisas que descobri é que a várias semelhanças entre As Crônicas de Nárnia e A Sociedade do Anel e não por acaso, pois Lewis foi grande incentivador de Tolkien e lhe deu várias dicas.
 
Essas e muitas outras curiosidades podem ser encontradas nesse livro. Recomendo para os fãs de As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, escritores e estudiosos literários.
 
Nota: 9

 

0 comentários: