segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOVIDADES/CINEMA : Anthony Hopkins vive um padre exorcista em 'O Ritual'

Filme conta com a participação da atriz brasileira Alice Braga, como jornalista

Anthony Hopkins vive padre exorcista em 'O Ritual' (Divulgação)

A cena é tensa. O padre Lucas Trevant (Anthony Hopkins) está tentando exorcizar um demônio do corpo de uma menina grávida. O seminarista cético Michael Kovak (Colin O'Donoghue) assiste a tudo. Quando o demônio está pronto para se revelar, o celular do padre Lucas toca e ele atende a ligação. "Não posso falar agora, estou trabalhando", diz, desligando em seguida. "O que foi? Pensou que todo exorcismo precisa ter cabeças girando e vômitos de sopa de ervilha?", continua, dirigindo-se ao boquiaberto seminarista. Essa quebra de tensão exemplifica bem o que é o longa O Ritual, que estreia nesta sexta-feira no Brasil e tem no elenco a brasileira Alice Braga.

Alice interpreta a jornalista Angeline, que viaja até o Vaticano para descobrir se os exorcismos são verdadeiros ou fraudulentos. Em entrevistas à imprensa internacional, Hopkins chegou a dizer que seu papel era mais interessante do que Hannibal Lecter, o famoso canibal de O Silêncio dos Inocentes (1991), que lhe rendeu o Oscar.

O Ritual, em sua essência, não difere muito de longas como O Exorcista (1973), O Exorcismo de Emily Rose (2005) ou O Último Exorcismo (2010). O filme se propõe a mostrar uma visão diferente do ritual, humanizando-o, como se exorcizar demônios fosse algo corriqueiro entre católicos. Mas a história cai na mesma vala comum dos filmes já citados, ao explorar cenas de terror repletas de efeitos especiais para tentar explicar os fenômenos sobrenaturais.

Realidade

O filme, no entanto, parte de uma premissa verdadeira, usando como base uma determinação do papa João Paulo II para que todas as dioceses do mundo contassem com, pelo menos, um padre exorcista em seus quadros. O seminarista Michael, justamente por ser cético a respeito disso tudo, é designado por seus superiores a ir até Roma fazer um curso de exorcismo no Vaticano. Como não acredita em nada do que está sendo ensinado, é convidado a assistir a uma sessão de exorcismo do experiente padre Lucas.

A história do Padre Lucas e da jornalista Angelina é baseada na vida do padre Gary Thomas, de Saratoga, na Califórnia, que teve sua vida contada pelo jornalista Matt Baglio no livro The Rite - The Making of a Modern Exorcist (O Ritual - A Criação do Exorcista Moderno, em tradução livre), no qual o longa foi baseado. A atuação de Anthony Hopkins certamente salva o filme. Mesmo no papel de padre, o ator consegue ser incrivelmente assustador. Num dado momento, ele solta uma risada tão sinistra que pode estremecer até os mais durões. O Ritual será mais um filme que entrará para a vasta lista de trabalhos memoráveis de Hopkins.



(Com Agência Estado)
Fonte: VEJA.com
Via Tele-fe.com.br




0 comentários: