terça-feira, 21 de dezembro de 2010

RESENHA: ViVer seM DeUs é UMA BagUnÇa - Wilson Soares Cardoso (Ed. NAÓS)

 ViVer seM DeUs é UMA BagUnÇa

Autor: Wilson Soares Cardoso

Editora: Naós

Pags.: 199

 

Sinopse:

No livro ViVer seM DeUs é UMA BagUnÇa, de Wilson Soares Cardoso, conheceremos a família Oppositum, e traz os personagens: Seu Epifânio, Dona Rosemeire, Marcelo, Diego, Bruna, tia Tina, tio Abelardo e Dona Mauralívia. Você acompanhará os integrantes dessa família por três dias e verá que nunca se entendem. Brigas, traições, tristeza, choro, irresponsabilidade, falsidade, hipocrisia, decepção, falta de amor... O que uma família sem Deus pode viver você encontrará nesse livro. Você vai rir, se emocionar e aprender um pouco mais sobre a prática da vida cristã.

 

-----------------------------------

 

 

Recebi esse livro da Editora Naós e fiquei muito feliz em observar que essa editora tem dado importância à ficção evangélica. Já foram 3 obras publicadas, entre elas esse título de Wilson Soares Cardoso. Como falei numa postagem anterior, onde apresentei previamente a obra, a capa é muito atraente e alegre, com cores vivas e com o título em alto-relevo, demonstrando já um ar de descontração e, de certa forma, comicidade dentro do texto.

 

De fato, encontramos dentro do enredo situações engraçadas e inusitadas, que nos faz refletir muito acerca do que pode acontecer na vida de uma família que não segue a Deus (ou pensa que segue). Esse, aliás, é o foco central do livro.

 

Interessante notar o início de cada capítulo: "Essa história tomaria outro rumo se os Oppositum conhecessem e praticassem a palavra de Deus que diz em..." aí vem um versículo que se encaixa perfeitamente à situação vivida pela família naquele momento. Foi algo criativo.

 

Creio que, além de trazer novidades, tenho que ser também crítico da mesma forma que tenho de ser sincero. A história é interessante; o final também é fora do comum, diferente do já batido "e viveram, felizes para sempre"; os personagens também são comuns e fácil de reconhece-los em alguns membros da família ou conhecidos (do passado ou presente).

 

Algo que deixou a desejar, a meu ver, foi a fluência da escrita. O autor abusou da linguagem coloquial e em alguns momentos isso incomodou um pouco, apesar de eu ter ciência que essa é a linguagem usada comumente nas comunidades mais carentes. Isso nãoquer dizer que a narrativa deva ser conduzida toda nesse estilo, concordam?

 

Apesar disso, o livro ViVer seM DeUs é UMA BagUnÇa traz uma história que vale a pena ser lida e compartilhada com pessoas que não vivem segundo a Palavra de Deus.
 
Para adquirir esse livro CLIQUE AQUI.

4 comentários:

Alessandra disse...

muito bom!Gostei da resenha,deu vontade de ler com certeza.

Felipe Fagundes disse...

Parece um livro curto com uma história leve e agradável. O tipo de livro que com certeza não devemos ficar empatados na história.

Gostei da resenha e me interessei pelo livro.

Priscila Gonçalves disse...

gostei da resenha^^
já vi esse livro há um tempão em uma livraria aqui em Petrópolis, quase cheguei a comprar, mas na hora apareceu outros títulos que tinham a preferencia no momento.
Assim que der vou adquirir
gostei!

Unknown disse...

Eu ganhei esse livro como prêmio na escola bíblica de adolescentes, ele é bom demais!! Li várias vezes. Infelizmente eu emprestei para um amigo e ele não devolveu mais, menos mal que ele se converteu, acho que o livro contribuiu... rsrs Quero comprar agora o livro de novo.