sexta-feira, 28 de maio de 2010

Entrevista com Naasom A. Sousa


Quem é Naasom A. Sousa?

Um cristão apaixonado por Jesus, pela minha família e pelas letras. Um sonhador com mania de criar coisas. Nasci em Fortaleza-CE, em 1978, num "berço evangélico" e desde criança tive vontade de aprender a criar histórias em quadrinhos. Pedi a um amigo, que é excelente desenhista, que me ajudasse a desenhar e assim criei (com desenhos muito feios, por sinal) minha primeira historinha. Dali há alguns anos comecei a me apaixonar pela música e quis compor. Criei então minhas primeiras letras de música. Só depois então passei a criar também histórias escritas.


Como começou a escrever?

Eu não gostava de ler e muito menos de escrever, mas era muito curioso. Uma vez vi uma amiga lendo "Este mundo tenebroso II", de Frank Peretti. Disse que jamais leria um livro tão grosso quanto aquele. Ela apenas riu de mim. Mas após ler algumas páginas do livro gostei muito do que li. A história era envolvente, empolgante e me fazia simplesmente viajar sem sair do lugar. Dali em diante não parei mais de ler. E essa minha mania de querer criar as coisas me fez pensar como seria criar um enredo e escrever um livro. Então decidi começar o primeiro capítulo de um livro. Deu certo, eu acho (risos).


Porque o interesse em ficção, em especial?

Creio que a ficção tem, se for uma boa história e se for bem contada, a magia de prender o leitor e fazê-lo viajar ao mesmo tempo em que ele pode absorver informações importantes de maneira agradável. Não é a mesma coisa se você lê um manual de instruções, pois aquilo acaba por se tornar maçante. Uma boa história te faz querer ler mais e mais e pode nos fazer ver nós mesmos através de personagens que se tornam inesquecíveis.


O que você acha da ficção cristã no Brasil?

Infelizmente no Brasil temos poucas publicações do gênero. Conheço algumas pessoas talentosas e promissoras que se alguém investisse neles poderíamos ver grandes histórias impressas espalhadas pelo Brasil. Sei que também há muita gente boa que não é conhecida ou que tem escondido seu talento na terra, mas peço a Deus que esse cenário mude.


Qual foi o melhor livro do gênero que já leu?

Não sei se o melhor, mas o que mais me marcou foi mesmo "Este mundo tenebroso II", por ele ser o ponto de partida para me tornar de fato um leitor e escritor.


Quantos livros já escreveu? Fale um pouco sobre eles?

Tenho 5 trabalhos na internet. São eles: "Do deserto ao oásis", um conto sobre uma jovem desiludida com a vida que decide cometer suicídio; A trilogia (na época não havia essa moda de se fazer 3 livros. Acho que fui um dos primeiros sem saber) Transformação - Vol. I - A missão; Vol. 2 - Reencontros; Vol. 3 - Descobrindo a verdade, esses três livros levam o leitor a conhecer Alan Xavier e um homem chamado Carlos. Alan, servo do Senhor que terá uma dura missão: levar a Palavra para Carlos, um traficante envolvido numa conspiração para matar um conhecido policial da cidade; por fim, meu recente trabalho, "Ilusão", um suspense que trata de satanismo.


É verdade que além de escritor você também é cantor e compositor?

Sim, componho músicas desde antes de começar a escrever histórias. Sempre surge melodias novas e isso me deixa feliz. Algumas pessoas já gravaram músicas minhas aqui no Pará e isso me deixou muito feliz. Também gravei um CD com o título "Poder de Verdade" em 2002. Foi uma experiência e tanto, mas não consegui divulgá-lo bem, então ele ficou em segundo plano. Continuo apenas cantando (sou ministro de louvor) na igreja em que congrego. No meu blog há 3 músicas para que as pessoas possam baixar e ouvir (http://naasom.tumblr.com/). Façam a busca lá, na categoria "Minhas Músicas" e façam o download.


Quais são seus projetos futuros?

Tenho muitos projetos em mente para curto e longo prazo. Estou escrevendo várias coisas ao mesmo tempo: uma história para a internet, uma ficção de suspense e uma série cristã dramática/romântica para a TV (que ainda sonho em ver na telinha). Quero divulgar ainda mais os blogs LETRAS SANTAS (www.letrassantas.blogspot.com), FICÇÃO EVANGÉLICA (www.ficcaoevangelica.blogspot.com) e meu Blog Pessoal (http://naasom.tumblr.com/), pois eles são grandes instrumentos de evangelização que o Senhor me deu para alcançar vidas para Ele. Estou num ministério de louvor chamado "USC" - Um Só Coração - e sei que Deus tem algo a fazer através de nós. Há muita coisa a se fazer e só tenho a dizer: "Eis-me aqui!"


Qual a mensagem que você deixa para quem quer escrever ou para quem escreve ficção cristã?

Seja criativo. Não pense o óbvio. Tente fazer algo diferente e esse irá ser o diferencial do seu texto. O que fizer, faça para a glória de Deus. Deixe sua imagem e sua vontades em segundo plano. Ore, busque a Deus e esteja debaixo da vontade dEle o seu sucesso será consequência disso. Esse será o diferencial da sua vida. Sempre gosto de escrever algo em alguns forum e gostaria de finalizar com essa frase: "É mais fácil criar quando se está ao lado do Criador". Grande abraço.

0 comentários: