quinta-feira, 29 de abril de 2010

Celtx - Editor de Texto para Roteiros


Esse é um programa que recomendo para todos os roteiristas, tanto quem escreve ou quer escrever para cinema, TV, HQ ou teatro.

O Celtx é um editor de texto que formata o seu roteiro no modelo de formatação próprio para cada tipo, seja roteiro de cinema, teatro, audio, e agora na nova versão do programa, também foi incluído a formatação para roteiro de quadrinhos.

Mas o mais legal do Celtx nem é ele formatar seu texto no modelo de roteiro que vc quiser, mas sim permitir organizar sua história de uma forma bem dinâmica. Ele possui fichas pra vc armazenar todas as informações e elementos que compõem a trama da sua história , como descrição dos personagens, cenários, vestuário, armas, veículos, etc. Além disso, ele permite também anexar imagens e sons a essas fichas de descrição. E ele ainda linka todas essas informações permitindo que vc gere diversos relatórios, como por exemplo, quais personagens aparecem em uma determinada cena, ou quantas cenas diferentes um mesmo personagem aparece, ou quantas vezes um personagem está vestido com a mesma roupa durante toda a história. Enfim, as possibilidades de relatórios são infinitas, o que ajuda em muito o roteirista a equilibrar certos elementos na sua história.

O Celtx ainda possui uma ótima integração online, permitindo a colaboração mútua entre diversos roteirista escrevendo uma mesma história (e ele marca quem escreveu o quê, pra ficar mais fácil dar os créditos depois). No caso específico do roteiro de quadrinhos, a integração entre roteirista e desenhista é muito boa, já que permite ao desenhista incluir seus rascunhos e tumbnails no arquivo de roteiro, permitindo ao roteirista acompanhar o trabalho e permitindo a ele mais facilmente sugerir mudanças e alterações. Além de manter um ficha atualizada com a descrição e os sketches dos personagens e cenários, permitindo que mais de um desenhista possa trabalhar num mesmo roteiro sem muitos problemas de comunicação e continuidade.

O programa é gratuíto e possui tradução pra diversas línguas, incluindo o português. Segue o link do site pra baixá-lo:

http://www.celtx.com

PS: Só não esqueça de mandar seu texto para divulgarmos aqui no blog F.E.

Naasom A. Sousa
Toda Glória, honra e louvor a Jesus, o Rei dos reis!

0 comentários: